quarta-feira, 18 de maio de 2011

Próximo encontro (24/05)



Dando prosseguimento ao estudo sobre a polêmica entre Errico Malatesta e Nestor Makhno em torno da concepção de um organização anarquista, optamos por ler a “Plataforma Organizacional dos Comunistas Libertários” do grupo anarquista russo Dielo Truda. Além disso, já se encontra na xerox o texto da “Resposta a ‘Um Projeto de Organização Anarquista’” de Nestor Makhno, principal líder do Dielo Truda. Junto a este último texto há ainda um tréplica dada pelo próprio Malatesta e, por fim, um artigo distinto que trata da “Responsabilidade Coletiva”.
Essas leituras tem sido importantes por dois motivos: 1) estamos nos familiarizando com o pensamento de anarquistas importantes para a História do Anarquismo e 2) levantar esse tópico é tratar da problemática de difíicil resolução em torno da dialética indivíduo/coletivo, os limites da não-coerção numa organização, ou numa, sociedade anarquista.
Todos os textos mencionados podem ser encontrados a partir do site: http://www.nestormakhno.info/portuguese/mala_reply_pt.htm , podem ainda ser adquiridas cópias na XEROX UNIVERSITÁRIA, localizada em frente ao CFCH.
Contamos com a presença de todos às 18hrs da próxima terça-feira no DA de Filosofia.

Nenhum comentário: