sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Sobre o último encontro

Galera, no último debate(15/09), o qual aconteceu quarta-feira na sala 42 do CAC, acabamos o livro de Engels "do socialismo utópico ao socialismo científico". O debate foi, apesar de poucos terem comparecido, na minha leitura, bastante profícuo além de prazeroso. Discutimos o livro ponto a ponto, alguns pontos abordados por exemplo foram:
1) o pensamento dialético x o pensamento metafísico;
2) O que distingue o socilaismo dito utópico e o dito científico;
3) O que vem a ser meio de produção, forças produtivas e modo de produção;
4) em que consiste a contradição entre forças de produção e modo de produção;
5) O pensamento economicista de Engels x O pensamento dialético de Marx
6) Contribuições dos "utópicos" (Fourier, Saint-Simon e Owen), segundo Engels.
7) Materialismo histórico e mais-valia
dentre tantos outros...

O livro é em suma, mais uma defesa do "socialismo científico" (materialismo histórico ,especificamente) do que um livro que apresente as idéias dos socialistas "utópicos". O espaço reservado aos 3 mais conhecido desses é infímo.

O próximo debate será realizado nessa segunda-feira (22/09) na sala 42 do CAC, às 18:30, a qual acredito estar vazia a esse horário e se não tiver parece que sempre rola umas salas vazias no CAC. A mudança de sala justifica-se pelo fato de que nesse horário tem aula na sala 29. O texto será "As idéias Absolutistas no pensamento Socialista" de "Rudolf Rocker", anarco-sindicalista clássico. Berna passou os trechos que ele selecionou do livro pra leitura nesse email, mas pra quem quiser ler a obra toda tem no http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/rocker.html

A pasta "grupo de estudos sobre o socialismo libertário" já foi criada e encontra-se perto da casa verde, entre ela e o hare, depois de um cara gordinho que tira xérox. É só perguntar pela pasta. Quem quiser ta colocando textos correlatos que não são necessariamente pra debater na pasta fiquem à vontade para tal.

Se faltou alguma coisa, complementem!
ae!

Por Gustavo

Nenhum comentário: